segunda-feira, 2 de agosto de 2010

TAREFA DO 2 TRIMESTRE DA 8 SÉRIE - 2010

VALORES
O homem é um ser incompleto e que para viver precisa da ajuda de outras pessoas e também precisa se prover de várias coisas.
È CARACTERÍSTICA DO SER HUMANO AVALIAR TUDO.
Como necessitamos de muitas coisas, é natural que analisemos e julguemos o que é melhor para nós. Ao fazer isso, estamos estabelecendo valores.
Para compreender melhor os valores, vamos dividi-los em quatro grupos:
- valores materiais;
- valores estéticos;
- valores morais;
- valores religiosos.

OS VALORES MATERIAIS
Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo.
Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos por exemplo ninguém vive.
Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos.

OS VALORES ESTÉTICOS
Os valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. Ao combinar as cores das roupas que vamos usar ou ao escolher a flor que achamos mais bonita, estamos atribuindo valores estéticos.
É no campo das artes que o homem tem a melhor oportunidade de manifestar seus valores estéticos. A literatura, a música, o teatro, a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a fotografia __ cada uma das artes é fonte de prazer e alegria, necessários à existência humana. Cada indivíduo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto artístico.
É lamentável que a pobreza prive grande parte da humanidade da convivência com as artes.

OS VALORES MORAIS
Os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade. São exemplos de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça.
Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.

OS VALORES RELIGIOSOS
Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens e vive-versa. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz.
A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.

ATIVIDADE: Você acha importante os valores estarem inseridos nos seu cotidiano? Qual deles é mais importante? Produza um comentário colocando a importância de cada grupo na sua vida; A atividade pode ser entregue ou postada no Blog:
http://ensinoreligiososlg.blogspot.com/

Um comentário:

  1. ENSINO RELIGIOSO
    PROFESSOR: SOLANGE BATTIROLA
    CLASSE: 8ª8
    DATA: 09/09/10
    NOME DO ALUNO: JÚLIA WELTER SOTT

    VALORES!
    Como necessitamos de várias coisas, é natural que analisemos e julguemos o que é melhor pra nós. Ao fazer isso, estamos estabelecendo valores. Os valores são divididos em quatro grupos:
    • Valores materiais;
    • Valores estéticos;
    • Valores morais;
    • Valores religiosos;

    Esses valores são essenciais para a vida! Não há como deixar de usar algum deles, pois cada um tem sua importância.

    O “valor material” em minha vida é importante sim! Como a comida, o chuveiro, a roupa, até cadernos e livros.
    O “valor estético” é muito usado em minha vida também. Pois eu amo teatro, tocar violão, cantar e dançar. Acho isso essencial para minha felicidade.
    O “valor moral” foi o principal para meu nascimento. Pois sem ele, meus pais não teriam se conhecido, pois esse valor refere-se às relações das pessoas em sociedade.
    O “valor religioso” é simplesmente o valor que eu acho mais importante. Pois Deus é nosso melhor amigo, que sempre temos que confiar. Se a pessoa pratica esse valor, já é uma grande conquista!


    SENADOR PINHEIRO MACHADO

    ResponderExcluir