segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PROJETO: O Ensino Religioso e a Aprendizagem dos Valores Essenciais

PROJETO: O Ensino Religioso e a Aprendizagem dos Valores Essenciais
PROF. SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA

INTRODUÇÃO
No Ensino Religioso, com as 8ª séries, ficou determinado que o próprio professor irá trabalhar, com seus alunos os Temas Transversais com objetivo de construir, uma sociedade mais justa e solidária.O professor na sala de aula poderá dar um passo a mais, se despertar no aluno (a) a importância da relação com o transcendente.

EIXOS DE TRABALHO
Dignidade da pessoa humana
Implica no repúdio a qualquer tipo de discriminação, respeito mutuo nas relações interpessoais.
Igualdade de direitos
Refere-se a possibilidade de exercer sua cidadania, o princípio da eqüidade respeito as diferenças (étnicas, culturais, religiosas, etc...).
Participação
Princípio democrático ativo, desenvolver a participação de uma cidadania ativa.
Co-responsabilidade pela vida social
Desenvolver a responsabilidade pelo destino da vida coletiva, em busca de uma ampliação da vida democrática em todos os grupos sociais.

JUSTIFICATIVA
O Ensino Religioso é uma disciplina fundamental, um eixo importante, para alcançarmos uma sociedade mais fraterna e menos agressiva. Os valores passam pela relação que o educando tem com Transcendente, o Divino.
Agora o professor comprometido tem a chance, não só de trabalhar os valores nas diferentes disciplinas, mas tem um espaço para desenvolver projetos que despertem as capacidades para a construção de uma relação mais fraterna e próxima do Divino.

O professor primeiro tem que eleger os valores, que pretende abordar e fazer uma reflexão sobre eles. Devemos nos preocupar em não passar somente informação, mas criar um vínculo afetivo, no sentido do educando construir dentro dele, os valores e atitudes essenciais a raça humana.
Desenvolver projetos de tal forma que no final do trimestre, o educando poderá ter autonomia e exercer sua cidadania sabendo de sua Co-responsabilidade pela vida social. Essa ação democrática solidária deve ser o produto de nosso trabalho.
Não será com certeza uma tarefa fácil, o professor terá que ter um comprometimento que vai além da formação formal do educando, ele deverá ter esses valores e essa responsabilidade de ser, um ser humano ligado ao Divino ou estar disposto a construir essas relações junto com os seus alunos. Fazendo parte dessa grande família, ser responsável pela história de uma humanidade solidária e participativa.

PRODUTO FINAL
Todo produto final, de um projeto na área do Ensino Religioso deve ser associado a uma ação de confraternização, de todas atividades realizadas durante o projeto. Amostra de murais, cartazes, vídeos, fotos, músicas, teatros, publicação de textos, slides, filmagens, encenações, dramatizações, apresentações em power point, e idéias no blog: http://ensinoreligiososlg.blogspot.com/
É nesse momento que sentimos que este trabalho, não foi feito para ser preso dentro de uma sala de aula, pois assim ele perde seu sentido. O trabalho deve ser sim uma corrente de ações e reflexão despertando, no educando e nos que estão a sua volta sua humanidade e o Transcendente que habita dentro deles.


AVALIAÇÃO
Talvez a parte mais difícil desse conteúdo, como avaliar atitudes e valores, sem deixar de respeitar a diversidade?
A nossa capacidade de dialogar, de construir junto com o educando um ambiente de busca, da autonomia emocional na construção de um ser afetivo e co-responsável de sua história. Nos ajudará a observar o crescimento do educando, transformando as relações da própria sala de aula e do ambiente em que o aluno convive.
Algumas questões podem nos ajudar:
O que sabemos sobre o tema?
O que gostaríamos de aprender sobre?
O que aprendemos, e nos fez mudar de atitude no final do processo?

ORIENTAÇÕES
Como esse trabalho não está vinculado apenas na sala de aula. A escola toda terá uma participação direta ou indiretamente nesse processo. O apoio da comunidade escolar no desenvolvimento dos projetos refletirá no produto final.
As regras e normas devem ter significado e assim se justificam, para que o convívio seja harmonioso dentro do ambiente escolar.
“A organização dos conteúdos em torno dos projetos, como a forma de desenvolver as atividades de ensino e aprendizagem, favorece a compreensão da multiplicidade de aspectos que compõem a realidade, uma vez que permite a articulação de contribuições de diversos campos do conhecimento...” (PCN-vol8)
Por isso é importante o planejamento do professor, sua reflexão sobre o projeto e suas atividades durante todo o processo.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES, TEXTOS...
PREPARAÇÃO DO CORAÇÃO (AFETIVO)
Usando músicas próprias para relaxamento ou mesmo sem música. Conduzir o aluno primeiro a perceber os sentidos.(audição- tato-visão...)
Com os olhos fechados o aluno deve perceber os sons próximos a ele música, barulho do ventilador etc... Depois tomar consciência dos outros sons, voz de outra professora, carros que passam na rua, etc... E por fim o professor conduz o aluno a voltar a escutar, os sons próximos a ele. O do próprio coração.
O professor então pede que o aluno ponha a mão no seu coração e depois abrindo os olhos olhe para ela. Imagine que a mão está cheia de estrelas e cada estrela é um sentimento bom, um carinho quentinho tirados do coração dele.
O professor pode pedir aos alunos que abracem seu colega, ou façam um carinho no colega do lado e deseje um bom dia! Com emoção!
Por que essa atividade no Ensino Religioso? O ser humano tem o corpo, esse corpo tem os sentidos eles devem ser estimulados para o educando desenvolver a concentração e a solidariedade. Quem tem afeto e deseja coisas boas aos colegas acaba transformando estes em amigos e aprende a respeitá-los e ser respeitado, quem abençoa cuida do outro e ajuda.
PREPARAÇÃO PARA O DIVINO
Respeitando a religiosidade de cada um, pedir ao Divino, ao Transcendente, ao Pai o nome que a classe preferir. Que a aula flua com AMOR que cada um seja melhor:
Melhor filho!
Melhor amigo!
Melhor aluno!
Que todos consigam aprender!
Que a professora tenha sabedoria e paciência para ensinar e mostrar o caminho do conhecimento!
Podendo também a cada dia, um aluno trazer uma mensagem para ser lida para classe. Com cuidado para que a mensagem seja de valores.
Depois de toda essa preparação, o aluno vai se reconhecendo como um ser completo: corpo- afetivo- transcendente. O conhecimento, os conteúdos curriculares, os projetos acabam se desenvolvendo com maior qualidade.
CONCLUSÃO
As atividades acima podem fazer parte de qualquer projeto do Ensino Religioso, ajuda nos pré-requisitos da formação dos Valores Essenciais. Quando o educando percebe como um ser completo e que o professor sabe e respeita sua humanidade e também faz parte dela, os projetos sobre ética; justiça; igualdade; diversidade; harmonia e outros que acabam fazendo parte do conviver da comunidade.
Apoio literário: PCN – Vol. 8.
Fonte: http://ensinoreligiososlg.blogspot.com

TAREFA DO 2 TRIMESTRE DA 8 SÉRIE - 2010

VALORES
O homem é um ser incompleto e que para viver precisa da ajuda de outras pessoas e também precisa se prover de várias coisas.
È CARACTERÍSTICA DO SER HUMANO AVALIAR TUDO.
Como necessitamos de muitas coisas, é natural que analisemos e julguemos o que é melhor para nós. Ao fazer isso, estamos estabelecendo valores.
Para compreender melhor os valores, vamos dividi-los em quatro grupos:
- valores materiais;
- valores estéticos;
- valores morais;
- valores religiosos.

OS VALORES MATERIAIS
Os valores materiais são aqueles que satisfazem diretamente as necessidades de nosso corpo.
Alguns valores materiais são indispensáveis. Sem alimentos por exemplo ninguém vive.
Outros valores são úteis, mas dispensáveis, como uma bicicleta, por exemplo. Outros chegam a ser supérfluos.

OS VALORES ESTÉTICOS
Os valores estéticos referem-se ao nosso gosto em relação à beleza. Ao combinar as cores das roupas que vamos usar ou ao escolher a flor que achamos mais bonita, estamos atribuindo valores estéticos.
É no campo das artes que o homem tem a melhor oportunidade de manifestar seus valores estéticos. A literatura, a música, o teatro, a pintura, a escultura, a arquitetura, a dança, o cinema e a fotografia __ cada uma das artes é fonte de prazer e alegria, necessários à existência humana. Cada indivíduo, cada geração, cada sociedade tem seu gosto artístico.
É lamentável que a pobreza prive grande parte da humanidade da convivência com as artes.

OS VALORES MORAIS
Os valores morais referem-se às relações das pessoas em sociedade. São exemplos de valores morais a verdade, a honra, a liberdade, a responsabilidade, a justiça.
Os valores morais são indispensáveis à convivência humana. Por exemplo: é muito difícil viver numa sociedade em que não se praticam a justiça e a verdade.

OS VALORES RELIGIOSOS
Os valores religiosos referem-se às relações de Deus com os homens e vive-versa. Deus é o valor supremo. É fonte e modelo de tudo o que é bom, belo, verdadeiro e justo. Por isso, o homem precisa dele e dos valores religiosos para ser feliz.
A fé, a esperança e a caridade constituem os fundamentos dos valores religiosos.

ATIVIDADE: Você acha importante os valores estarem inseridos nos seu cotidiano? Qual deles é mais importante? Produza um comentário colocando a importância de cada grupo na sua vida; A atividade pode ser entregue ou postada no Blog:
http://ensinoreligiososlg.blogspot.com/