quarta-feira, 18 de abril de 2012

PEÇA TEATRAL: ECOLOGIA

ECOLOGIA.
As abreviaturas usadas para indicar as personagens são as seguintes: ARV= árvore. EE= Efeito Estufa. CO= Camada de Ozônio.
Na passagem de um ato para o outro é tocada uma música que fica a critério do professor: SOL= Ei! Aqui em cima!
ARV= Quem é você?
SOL= Eu sou o Sol. O responsável pela luz e calor que permite o desenvolvimento da vida na Terra. ARV= Mas a vida pode acabar, estão destruindo o planeta.
SOL= Destruindo? Quem? O Esqueleto?
ARV= Não! Este é personagem de desenho animado! O mal que temos de combater, apesar de ser criação do homem, tem vida própria...
SOL= Você me deixou preocupado. Conte-me o que está acontecendo com a Terra.
ARV= Ultimamente tem surgido alguns seres estranhos a nós, assim como outros estão tendo suas vidas ameaçadas. Venha comigo vou lhe apresentar.
SOL= Quem é aquela? ARV= A Camada de Ozônio.
 SOL= Ela me parece um pouco doente!
ARV= Vamos chegar mais perto.
SOL= Camada de Ozônio!
CO= O que vocês querem?
ARV= explique para o nosso amigo Sol o que se passa com você.
CO= Bem, eu sou responsável por filtrar os raios ultravioletas que chegam à superfície terrestre. Com o aumento de determinados gases da atmosfera, como o CFC, liberado por sprays e motores de geladeiras, estou sendo destruída.
SOL= É por isso que existe esse buraco em você?
CO= É sim. Aos poucos esse buraco em mim vem aumentando, daí o meu apelido: buraco na camada de ozônio.
SOL= E o que pode acontecer de mal para as plantas, animais e para os homens?
CO= Cada vez que aumenta esse buraco, menos proteção os seres vivos passam a ter, porque os raios ultravioletas chegam com mais intensidade. Com isso, aumenta-se os índices de câncer de pele, as folhas das árvores sofrem queimaduras..
SOL= Puxa! Isso é grave!
ARV= Gravíssimo! Mas tem muito mais!
SOL= Então vamos em frente que atrás vem gente. ARV= Agora vamos conhecer um outro agente causador do desequilíbrio da Terra. Música.
SOL= Como ele se chama?
ARV= Efeito Estufa. Ele está em todos os lugares.
EE= Alguém me chamou? ARV= Queremos falar com você! É verdade que você é novo?
SOL= Um pimpolhinho?
EE= De certo modo, eu sou um fenômeno novo na história do Planeta. Surgi mais ou menos há um século, quando a humanidade passou a se industrializar e urbanizar e, desde então, os índices de gás carbônico e dióxido de carbono na atmosfera têm aumentado.
SOL= Por que o aumento desses gases na atmosfera é perigoso? EE= É que os homens dizem que esses gases deixam a radiação solar passar, mas absorvem a radiação refletida, impedindo que eles voltem para o espaço.
ARV= Já entendi como a radiação que chega à superfície terrestre não volta para o espaço, ele fica presa na atmosfera, aumentando a temperatura do planeta.
SOL= Isso é perigoso! O gelo existente nos pólos pode derreter, causando inundações de várias cidades litorâneas.
ARV= Uf! São Luiz está salva: Não tem mar!...
SOL= Mas os problemas não param por aí: Podem ocorrer alterações climáticas em todo o planeta, como, por exemplo, regiões temperadas se transformarem em desertos.
ARV= Depois os homens ainda se dizem os únicos animais racionais do mundo, eu prefiro ser uma goiabeira. Siga-me. Vamos prosseguir nossa viagem de estudo. Música. SOL= Começou a chover! Sol com chuva casamento de viúva!
ARV= Preciso me proteger!
SOL= Porque?
ARV= Esta chuva é diferente. É chuva ácida: ela queima as folhas das árvores, corrói edificações e obras de arte.
SOL= Não vai me dizer que o homem também é o seu criador!
ARV= Adivinhão! Ao queimar carvão ou óleo ou através de algumas indústrias o homem lança na atmosfera alguns gases que quando entram em contato com a água da chuva criam alguns ácidos. Por sua vez, caem com a chuva.
SOL= Por isso são chamadas chuvas ácidas.
ARV= Pronto passou. Vamos embora. Música.
SOL= Ei! Senhora goiaba! ARV= Por favos! Eu sou a senhora Goiabeira.
SOL= Desculpe-me cadê a senhora Goiabeira? Não estou enxergando!
ARV= É por causa do Smoz!
SOL= Smoz?
ARV= Sim, este nevoeiro que de vez em quando encobre as cidades.
SOL= Como ele é bonito!
ARV= Pode ser! Porém ele é causado pela poluição. Esta névoa é formada por uma série de partículas e gases que ficam retidos próximos à superfície, não se dissipando para a atmosfera.
SOL= Então vamos embora: vamos procurara ar puro. Música.
SOL= Até que enfim acabou!
ARV= Acabou não, acabou não, uma vez que só conhecemos alguns tipos de agressores do planeta. Existem muitos outros, como a poluição sonora, produzida pelo excesso de barulho; a poluição das águas das produzida pelo lançamento de uma série de objetos sem tratamento; poluição visual...
SOL= Chega! Assim vou começar a achar que a humanidade não tem jeito.
ARV= Tem jeito sim! Por isso que é importante a gente se informar, se conscientizar dos problemas que envolvem nossa sociedade, porque só assim é que poderemos lutar para que tenhamos um ambiente mais saudável, uma vida melhor.
SOL= Você tem razão. E não são só os nossos governantes os responsáveis pela construção de um mundo melhor. Nós podemos contrubuir através de pequenas ações, que vão desde o respeito às árvores, não jogando lixo nas ruas, entre muitos outros atos que estão ao alcance de todos nós. Música até o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário