quarta-feira, 18 de abril de 2012

PEÇA TEATRAL: PASSEIO NA ALDEIA

PASSEIO NA ALDEIA
 Wesley  foi visitar uma aldeia indígena e ficou muito impressionado com nossos amigos índios, que têm muita preocupação em preservar os valores de sua raça, que eles não consideram em nada, inferior à raça branca. Enquanto espera o menino índio que vai acompanhá-lo em sua visita, Wesley foi informado que Peri estava caçando.
 _ Wesley- Você só caçou isso?
 _ Peri- Sim, é só o que preciso para comer.
_ Wesley – É verdade que vocês sabem quando os animais são fêmeas e não os caçam?
_ Peri – Sim, aprendemos com os mais velhos, quando o animal é fêmea, assim podemos preservar as espécies.
  _ Wesley – Como você pode saber?
 _ Peri – É fácil, pelo tamanho das pegadas!
 _ Wesley – Para mim são todas iguais. E os peixes?
 _ Peri – O que há com os peixes?
 _ Wesley- Quando você pesca não tem pegadas para saber se é fêmea ou não.
_ Peri – Você nunca ouviu falar em Piracema? É a época em que os peixes sobem o rio para desovar, você pode apanhá-los com a mão. Mas nesse caso, é um crime apanhar peixe e existe até lei proibindo isso. Uma lei que o índio obedece sem Ter escrito e que o branco escreveu e nem sempre obedece.
_ Wesley – Puxa! Assim vou ficar envergonhado de ser branco; somos um povo que sabe escrever leis mas não sabe cumprí-las.
_ Peri – Pois eu  me sinto orgulhoso por pertencer a um povo que cumpre suas leis.

PEÇA TEATRAL: ECOLOGIA

ECOLOGIA.
As abreviaturas usadas para indicar as personagens são as seguintes: ARV= árvore. EE= Efeito Estufa. CO= Camada de Ozônio.
Na passagem de um ato para o outro é tocada uma música que fica a critério do professor: SOL= Ei! Aqui em cima!
ARV= Quem é você?
SOL= Eu sou o Sol. O responsável pela luz e calor que permite o desenvolvimento da vida na Terra. ARV= Mas a vida pode acabar, estão destruindo o planeta.
SOL= Destruindo? Quem? O Esqueleto?
ARV= Não! Este é personagem de desenho animado! O mal que temos de combater, apesar de ser criação do homem, tem vida própria...
SOL= Você me deixou preocupado. Conte-me o que está acontecendo com a Terra.
ARV= Ultimamente tem surgido alguns seres estranhos a nós, assim como outros estão tendo suas vidas ameaçadas. Venha comigo vou lhe apresentar.
SOL= Quem é aquela? ARV= A Camada de Ozônio.
 SOL= Ela me parece um pouco doente!
ARV= Vamos chegar mais perto.
SOL= Camada de Ozônio!
CO= O que vocês querem?
ARV= explique para o nosso amigo Sol o que se passa com você.
CO= Bem, eu sou responsável por filtrar os raios ultravioletas que chegam à superfície terrestre. Com o aumento de determinados gases da atmosfera, como o CFC, liberado por sprays e motores de geladeiras, estou sendo destruída.
SOL= É por isso que existe esse buraco em você?
CO= É sim. Aos poucos esse buraco em mim vem aumentando, daí o meu apelido: buraco na camada de ozônio.
SOL= E o que pode acontecer de mal para as plantas, animais e para os homens?
CO= Cada vez que aumenta esse buraco, menos proteção os seres vivos passam a ter, porque os raios ultravioletas chegam com mais intensidade. Com isso, aumenta-se os índices de câncer de pele, as folhas das árvores sofrem queimaduras..
SOL= Puxa! Isso é grave!
ARV= Gravíssimo! Mas tem muito mais!
SOL= Então vamos em frente que atrás vem gente. ARV= Agora vamos conhecer um outro agente causador do desequilíbrio da Terra. Música.
SOL= Como ele se chama?
ARV= Efeito Estufa. Ele está em todos os lugares.
EE= Alguém me chamou? ARV= Queremos falar com você! É verdade que você é novo?
SOL= Um pimpolhinho?
EE= De certo modo, eu sou um fenômeno novo na história do Planeta. Surgi mais ou menos há um século, quando a humanidade passou a se industrializar e urbanizar e, desde então, os índices de gás carbônico e dióxido de carbono na atmosfera têm aumentado.
SOL= Por que o aumento desses gases na atmosfera é perigoso? EE= É que os homens dizem que esses gases deixam a radiação solar passar, mas absorvem a radiação refletida, impedindo que eles voltem para o espaço.
ARV= Já entendi como a radiação que chega à superfície terrestre não volta para o espaço, ele fica presa na atmosfera, aumentando a temperatura do planeta.
SOL= Isso é perigoso! O gelo existente nos pólos pode derreter, causando inundações de várias cidades litorâneas.
ARV= Uf! São Luiz está salva: Não tem mar!...
SOL= Mas os problemas não param por aí: Podem ocorrer alterações climáticas em todo o planeta, como, por exemplo, regiões temperadas se transformarem em desertos.
ARV= Depois os homens ainda se dizem os únicos animais racionais do mundo, eu prefiro ser uma goiabeira. Siga-me. Vamos prosseguir nossa viagem de estudo. Música. SOL= Começou a chover! Sol com chuva casamento de viúva!
ARV= Preciso me proteger!
SOL= Porque?
ARV= Esta chuva é diferente. É chuva ácida: ela queima as folhas das árvores, corrói edificações e obras de arte.
SOL= Não vai me dizer que o homem também é o seu criador!
ARV= Adivinhão! Ao queimar carvão ou óleo ou através de algumas indústrias o homem lança na atmosfera alguns gases que quando entram em contato com a água da chuva criam alguns ácidos. Por sua vez, caem com a chuva.
SOL= Por isso são chamadas chuvas ácidas.
ARV= Pronto passou. Vamos embora. Música.
SOL= Ei! Senhora goiaba! ARV= Por favos! Eu sou a senhora Goiabeira.
SOL= Desculpe-me cadê a senhora Goiabeira? Não estou enxergando!
ARV= É por causa do Smoz!
SOL= Smoz?
ARV= Sim, este nevoeiro que de vez em quando encobre as cidades.
SOL= Como ele é bonito!
ARV= Pode ser! Porém ele é causado pela poluição. Esta névoa é formada por uma série de partículas e gases que ficam retidos próximos à superfície, não se dissipando para a atmosfera.
SOL= Então vamos embora: vamos procurara ar puro. Música.
SOL= Até que enfim acabou!
ARV= Acabou não, acabou não, uma vez que só conhecemos alguns tipos de agressores do planeta. Existem muitos outros, como a poluição sonora, produzida pelo excesso de barulho; a poluição das águas das produzida pelo lançamento de uma série de objetos sem tratamento; poluição visual...
SOL= Chega! Assim vou começar a achar que a humanidade não tem jeito.
ARV= Tem jeito sim! Por isso que é importante a gente se informar, se conscientizar dos problemas que envolvem nossa sociedade, porque só assim é que poderemos lutar para que tenhamos um ambiente mais saudável, uma vida melhor.
SOL= Você tem razão. E não são só os nossos governantes os responsáveis pela construção de um mundo melhor. Nós podemos contrubuir através de pequenas ações, que vão desde o respeito às árvores, não jogando lixo nas ruas, entre muitos outros atos que estão ao alcance de todos nós. Música até o fim.

A VIDA É UM PROJETO

A VIDA É UM PROJETO
 
“Um velho carpinteiro estava para se aposentar. Contou a seu chefe os planos de largar o serviço de carpintaria e construção de casa para viver uma vida mais calma com sua família.
O dono da empresa sentiu em saber que perderia um de seus melhores empregados e pediu a ele que construísse uma última casa como favor especial”.
O carpinteiro consentiu, mas, com o tempo, era fácil ver que seus pensamentos e seu coração não estavam no trabalho. Ele não se empenhou no serviço e utilizou mão-de-obra e matéria-prima de qualidade inferior. Foi uma maneira lamentável de encerrar sua carreira.
Quando o carpinteiro terminou o trabalho, o construtor veio inspecionar a casa e entregou a chave da porta ao carpinteiro. “Esta é sua casa”, disse ele, “Meu presente para você”. “Que choque! Que vergonha!
Se ele soubesse que estava construindo sua própria casa, ele teria feito completamente diferente, não teria sido relaxado. Agora iria morara numa casa feita de qualquer maneira”. Assim acontece conosco.
Construímos nossas vidas de maneira distraída, reagindo mais do que agindo, desejando colocar menos do que O MELHOR, não empenhamos nosso melhor esforço. Então, em choque, olhamos para a situação que criamos e vemos que estamos morando na casa que construímos.

A bagagem de cada um

A BAGAGEM DE CADA UM.

Uma lenda popular do Oriente conta que um jovem chegou à beira de um oásis junto a um povoado e aproximando-se de um velho perguntou-lhe: _Que tipo de pessoas vive neste lugar? O ancião perguntou então: _ E que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem? _ Um grupo de egoístas e malvados – replicou o rapaz – estou satisfeito de ter saído de lá. _ A mesma coisa você haverá de encontrar por aqui. _ O velho replicou.
No mesmo dia, um outro jovem se acercou do oásis para beber água e vendo o ancião perguntou-lhe: Que tipo de pessoas vive por aqui? O velho respondeu com a mesma pergunta: _ Que tipo de pessoas vive no lugar de onde você vem? O rapaz respondeu: _ Um magnífico grupo de pessoas amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei muito triste por ter de deixá-las. _ O mesmo encontrará por aqui – respondeu o ancião.
Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho: _ Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta? Ao que o velho respondeu: _Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares por onde passou não poderá encontrar outra coisa.Aquele que encontrou amigos ali também os encontrará aqui. Somos todos viajantes no tempo e o futuro de cada um de nós está escrito no passado, ou seja, cada um encontra na vida exatamente aquilo que traz dentro de si. O ambiente, o presente e o futuro, somos nós que criamos e isso depende de nós mesmos.

Vamos conversar:
1.Qual é o tipo de bagagem que você carrega? Pare um pouco para refletir sobre como é sua relação com as outras pessoas. Você costuma se relacionar bem?

2.Você se dá bem com todos ou se isola?

3.Existem pessoas com as quais você se dá mal? O que você pensa delas?

Técnica: História- Ensino Religioso.

Vivendo e Aprendendo:
1.De acordo com texto, nós nos relacionamos com as pessoas conforme as nossas expectativas e maneira de ser. Mas isso pode ser mudado. Vamos nos dividir em grupos. Cada grupo deverá escrever em uma folha as principais dificuldades de relacionamento com os colegas em geral. O que cada um acha? Eles são brigões , existem alguns egoístas, outros são fofoqueiros?

2. Depois vamos refletir sobre as características negativas citadas. Será que todos concordam? Quais são os pontos positivos daqueles que achamos fofoqueiros? E daqueles que achamos briguentos? Do que essas pessoas gostam?

3. Por fim, vamos tentar estabelecer quais são as melhores maneiras de criar uma convivência melhor na classe. Quais são as atitudes e posturas que todo o grupo poderia adotar a fim de melhorar o relacionamento com os colegas?

4. Para terminar, cada grupo deverá confeccionar um cartaz que simbolize a amizade e as atitudes positivas que conservam os bons relacionamentos.

Temas Transversais Trabalhados e Valores Resgatados: O texto proposto nos permite desenvolver temas de Ética, como os valores que possibilitam o bom convívio; a reciprocidade nas relações humanas; o preconceito que nos impede de enxergar o outro como ele realmente é, entre outros. Podemos assim resgatar valores como a amizade, a solidariedade, a compreenção, o respeito, a compaixão, entre outros.